domingo, 18 de outubro de 2009

Paradoxos Humanos

"Há 1 bilhão de famintos no mundo, diz FAO
do CP, 15/10/09

Roma - A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) afirmou ontem que o número de famintos em todo o mundo chegou a 1 bilhão, o que corresponde a um sexto da população mundial. A Ásia e o Pacífico têm 642 milhões de famintos. Na África Subsaariana, há 265 milhões. A queda nas doações, o menor investimento na agricultura e a crise econômica contribuíram para o agravamento do quadro.

Após avanços no combate à fome nos anos 1980 e 1990, o número de desnutridos voltou a crescer a partir de 1995. Conforme relatório da FAO, a menos que a situação seja revertida, a meta internacional de reduzir em 50% o número de famintos até 2015 não será cumprida. "Na luta contra a fome, o foco deve estar no aumento da produção de alimento", disse Jacques Diouf, diretor-geral da FAO. "É senso comum, a agricultura deve ter prioridade, mas o oposto aconteceu", acrescentou. Segundo ele, 17% do auxílio doado por países em 1980 foram para a agricultura, mas o índice caiu para apenas 3,8% em 2006 e aumentou pouco nos últimos três anos."

Enquanto isso, do outro lado do mundo,

"Dia de festa nos mercados financeiros
do CP, 15/10/09

São Paulo — O dia foi de festa nos mercados financeiros e motivos não faltaram. Empresas norte-americanas como o JP Morgan (o segundo maior banco dos Estados Unidos) e a Intel (maior fabricante de chips do mundo) tiveram um bom semestre e os dados divulgados sobre a economia chinesa foram positivos. Em um quadro com amplos sinais de recuperação da economia global, a tônica dos negócios foi o aumento do apetite ao risco, o que impulsionou altas fortes em bolsas do mundo inteiro.

No Brasil, o Ibovespa, o principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo, voltou a atingir o patamar dos 66 mil pontos após 15 meses. Ao final do pregão, o Ibovespa registrou alta de 2,41%, aos 66.201,13 pontos. O destaque do dia foi para as ações da Vale, que subiram mais de 5%. As ações de siderúrgicas também dispararam.O dólar fechou a R$ 1,703, com queda de 1,39%. É a menor cotação desde 3 de setembro de 2008, quando valia R$ 1,67. Em Wall Street, os investidores ficaram empolgados com a divulgação de balanços positivos da Intel e do JPMorgan, além da queda de 1,5% das vendas do varejo, abaixo do que previam os analistas. Essas informações, muito bem recebidas pelo mercado, acabaram refletindo nas operações das Bolsas em Nova Iorque. O índice Dow Jones atingiu a marca dos 10 mil pontos pela primeira vez desde 3 de outubro de 2008, encerrando com alta de 1,47% (10.015 pontos). A bolsa eletrônica Nasdaq subiu 1,51%, e S&P-500 valorizou 1,75%."

É interessante analisarmos duas notícias, num único dia.... quadros antagônicos da economia mundial. É o capitalismo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário