domingo, 12 de abril de 2009

Divagações ao vinho branco...


As vezes, não nos damos conta do que nos cerca... é tudo um sistema muito frágil, altamente interdependente. Seja na atmosfera, no planeta, em nossa vida, no trabalho, nas relações. Por exemplo, já imaginaram o mundo sem o sol? é ele que dá a vida, é ele o provedor... essa imensa bomba atômica, que ninguem conseguiu chegar perto para estudos posteriores... Ah! sim, mas se não existisse o sol, teríamos energia elétrica! até quando? pois só existe a água devido ao ciclo da água, no qual o sol é a energia e o calor principal.
Os vegetais, então, nem se fala, pois a base da cadeia alimentar provém deles... a absorção dos poluentes da atmosfera? os oceanos, as massas de ar... climas... colheitas, economia! Imaginem... não pé a toa que as civilizações antigas veneravam o sol, como os egípcios, incas, astecas, maias, mesopotamios, pois eles sabiam quem era o gerador da vida.
Hoje, não nos damos conta nem de onde vem nossos alimentos... muito menos do restante que nos cerca. Muitos não tem nem a capacidade de pensar no meio em que vivem, nem pensar pela sua vida, imaginem o resto...
E pensar que essa civilização tapada só existe realmente a partir de 4000 a.C. Tá! e antes disso? não se tem vestígios... (dizem) vemos, portanto que somos criancas, e incapazes de compreender o nosso mundo, e já quase na exaustão de seus recursos. Existe uma passagem interessante de um autos que estuda fenomenos globais:

"Há mais de um milhão de anos, viviam na África homens com corpos muito semelhantes aos nossos e com cérebros quase do tamanho dos nossos. Mas não utilizavam seus cérebros - pelo menos, não os utilizavam de modo a deixar vestígios arqueológicos. Então, de repente, nos últimos 50.000 anos, por motivos ainda misteriosos, os seres humanos começaram a fazer desenhos, se enfeitar... e a viver juntos, em grupos cada vez maiores. ...Essa foi a grande transição. Surgiu a inteligência - ou, pelo menos, ela começou a mudar o mundo. O cérebro existe a milhões de anos, mas a inteligência humana, só nasceu anteontem." Weiner, Jonathan. Os próximos cem Anos: em nossas mãos o destino da terra. Rio de Janeiro: Campus, 1992. P14

Pois é... a inteligencia humana... será que realmente nos distinguimos do macaco somente pela capacidade de aprender, pelo raciocínio??

Um comentário:

  1. Parabéns pelo blog! Vou visitá-lo. Também podes visitar o meu.

    cibeleminervini.blogspot.com

    ResponderExcluir